Para muitas mulheres, a infertilidade pode causar grande impacto sobre suas relações interpessoais e provocar alterações emocionais importantes relacionadas a saúde e bem-estar, principalmente naqueles casos que a utilização de óvulos heterólogos (óvulos doados) será necessária.
A recepção de óvulos permite que mulheres com insuficiência ovariana tenham maiores chances de sucesso em ciclos de fertilização in vitro, vivenciando assim a construção do vínculo materno fetal através do processo de gestação.
A gravidez com óvulos doados também beneficia casais homoafetivos, assim como quem deseja realizar uma produção independente.
Vale destacar que a idade da mulher não é o único fator que indica a necessidade de recorrer à gravidez com óvulos doados. Outras condições que comprometem os óvulos e impactam a fertilidade são:
A prática é totalmente respaldada no Brasil, através das diretrizes da Anvisa e das normativas do Conselho Federal de Medicina (CFM) com chances de sucesso de gravidez acima de 60% por transferência de embrião.
Como um dos fatores mais relevantes é a qualidade dos óvulos, a gravidez através de óvulos doados costuma ter bons resultados pois os óvulos passam por uma criteriosa avaliação quanto a idade e as condições de saúde da mulher que realizará este gesto solidário.
Na OVUM doação, nossas pacientes doadoras têm entre 20 e 34 anos. Portanto, os óvulos tendem a ter maior capacidade de fertilização e menor risco de falhas no desenvolvimento embrionário.
A OVUM conta com especialistas experientes no atendimento junto às receptoras. Realizamos o pareamento das características físicas e faciais para escolher o perfil desejado, garantindo o “match perfeito”. Tudo de forma acolhedora, precisa e segura.
Primeiramente, realizamos uma consulta presencial ou por teleconsulta, onde acolheremos individualmente cada necessidade, esclarecendo todas as dúvidas. Acreditamos que seja necessário a formação de um vínculo acolhedor para que as receptoras se sintam confortáveis durante a etapa da escolha do perfil.
As receptoras preencherão um questionário onde coletaremos as informações de descrição física, etnia, ascendência, tipo sanguíneo e foto padrão para comparação de face. Após esse processo, serão incluídos dentro do programa OVUM match.
Nossa equipe avaliará, junto ao banco de dados de doadoras da OVUM, as com mais compatibilidade física e de face, onde prezaremos por identificar doadoras, que permitam mantermos a compatibilidade do contexto familiar e individual das receptoras.
Agendaremos um novo encontro, presencial ou por teleconsulta, para apresentarmos as informações dos possíveis perfis pré-selecionados, obedecendo a Lei Geral de Proteção de Dados.
Após a pré-avaliação, as receptoras decidirão, dentro de um prazo estabelecido pela Equipe OVUM, a escolha ou não do perfil avaliado.
Após a seleção, os óvulos serão direcionados para a clínica parceira para que o responsável médico prossiga com as orientações para preparo de útero e solicite a fertilização dos óvulos.
Serão realizados exames sorológicos como: HIV 1 e 2, Hepatite B: HBsAg e Anti-HBc, Hepatite C: HCV-Ab e sífilis. Além de exame ultrassonográfico para contagem de folículos antrais e dosagem de hormônio anti-mulleriano.
Aliar um ultrassom para contagem de folículos antrais com uma dosagem de hormônio anti-mulleriano e alguns exames hormonais como estrogênio e FSH, podem ser bons preditores da sua reserva ovariana.
Não, a não ser que ocorra uma intercorrência gravíssima que leve a retirada dos ovários, como por exemplo, uma infecção. Por isto, a escolha da clínica e do profissional que a acompanhará é extremamente importante.
Não existe prazo para manter os óvulos congelados, eles poderão ficar guardados por tempo indeterminado.
A estimulação ovariana para coleta dos óvulos dura em média entre 12 a 14 dias.
Variam muito de mulher para mulher, sendo os mais comuns: dor de cabeça, sensação de inchaço, leve constipação e alterações de humor.
Em geral os riscos de se submeter a um procedimento invasivo, tais como: sangramento, infecção, inchaço abdominal leve, efeitos da sedação como sonolência, entre outros.
Sim, a menopausa é o período da vida que marca o fim dos nossos óvulos, já que nós, mulheres, nascemos com todos os óvulos que vamos utilizar ao longo da nossa vida reprodutiva.
Nós, mulheres, nascemos com todos nossos óvulos, portanto, não produzimos ao longo da vida. Eles se desenvolvem lá no período embrionário, quando ainda estamos dentro do útero da nossa mãe.
Nossa equipe está sempre disponível para te ajudar e conversar.
Sabemos que existem muitas dúvidas e indecisões neste processo,
mas pensar no seu futuro e na realidade de muitas mulheres, faz toda a diferença. Pense nisto!
2025 Somos Ovum © Todos os Direitos Reservados
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
We never send you spam, instead, we give you a great chance. You can unsubscribe anytime